quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Preparação para a Santa Missa – Santo Ambrósio


Santo Ambrósio barra a entrada da Catedral de Milão ao imperador Teodósio_Anthony van Dick - 1619/20

Oração de Santo Ambrósio

Senhor Jesus Cristo,
eu, pecador, não presumindo dos meus próprios méritos,
mas confiando na vossa bondade e misericórdia,
temo entretanto
e hesito em aproximar-me da mesa do vosso doce convívio.
Pois meu corpo e meu coração
estão manchados por muitas faltas,
e não guardei com cuidado o meu espírito e a minha língua.
Por isso, ó bondade divina e temível majestade,
na minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia;
corro para junto de Vós a fim de ser curado,
refugio-me na vossa proteção,
anseio ter como Salvador Aquele que não posso suportar como Juiz.
Senhor, eu Vos mostro as minhas chagas
e Vos revelo a minha vergonha.
Sei que os meus pecados são muitos e grandes,
e temo por causa deles,
mas espero na vossa infinita misericórdia.
Olhai-me, pois, com os vossos olhos misericordiosos,
Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem,
crucificado por causa do homem.
Escutai-me, pois espero em Vós;
tende piedade de mim, cheio de misérias e pecados,
Vós que jamais deixareis de ser para nós
a fonte de compaixão.
Salve, Vítima salvadora,
oferecida no patíbulo da Cruz por mim
e por todos os homens.
Salve, nobre e precioso Sangue,
que brotas das chagas
de meu Senhor Jesus Cristo crucificado
e lavas os pecados do mundo inteiro.
Lembrai-Vos, Senhor, da vossa criatura
resgatada por vosso Sangue.
Arrependo-me de ter pecado,
desejo reparar o que fiz.
Livrai-me, ó Pai clementíssimo,
de todas as minhas iniquidades e pecados,
para que, inteiramente purificado,
mereça participar dos Santos Mistérios.
E concedei que o vosso Corpo e o vosso Sangue,
que eu, embora indigno, me preparo para receber,
sejam perdão para os meus pecados
e completa purificação de minhas faltas.
Que eles afastem de mim os pensamentos maus
e despertem os bons sentimentos;
tornem eficazes as obras que Vos agradam,
e protejam meu corpo e minha alma
contra as ciladas dos meus inimigos.
Amém.

Um comentário:

  1. Boa tarde! A família Lamin da fazenda bagagem - Resende/RJ está a procura de notícia do Padre José Maria Herreros. Peço por favor, quem tiver notícias do padre entrar em contato no email: crislamin@yahoo.com.br.
    Desde já agradecemos, pois eles sentem muita saudade dele. Cristina Lamin e Claudina Lamin.

    ResponderExcluir